O que é Imunoterapia

GLOSSÁRIO
Avalie isto glossario

A imunoterapia é uma terapia inovadora que tem revolucionado o campo da medicina nos últimos anos. Também conhecida como terapia de modulação imunológica, ela utiliza o próprio sistema imunológico do paciente para combater doenças, como o câncer, infecções e doenças autoimunes. Diferente de outros tratamentos, a imunoterapia tem como foco fortalecer o sistema imune do paciente, estimulando-o a reconhecer e destruir células anormais ou patógenos.

Origem Imunoterapia

O termo “imunoterapia” vem da junção de duas palavras: “imuno”, que se refere ao sistema imune, e “terapia”, que significa tratamento. A ideia de utilizar o sistema imunológico no combate às doenças surgiu no início do século XX, com os estudos do médico William Coley. Ele observou que pacientes com câncer que desenvolviam infecções bacterianas tendiam a ter uma melhora significativa em seu quadro clínico.

A partir disso, Coley começou a utilizar bactérias para estimular o sistema imunológico e combater o câncer, dando origem aos primeiros conceitos de imunoterapia.

Recomendação de Terapia

Entre as diversas formas de imunoterapia, uma terapia que tem ganhado destaque é a terapia com células CAR-T. Essa terapia, que utiliza células T geneticamente modificadas, tem mostrado resultados promissores no tratamento de certos tipos de câncer, como a leucemia linfoblástica aguda.

As células CAR-T são retiradas do paciente e modificadas em laboratório para expressarem receptores chamados Quiméricos (CARs, na sigla em inglês) que reconhecem e se ligam às células cancerígenas. Essas células modificadas são então multiplicadas em grande número e reintroduzidas no paciente, onde passam a combater as células do câncer de forma mais eficaz.

A terapia com células CAR-T tem se mostrado altamente eficiente, oferecendo respostas duradouras e até mesmo curas em alguns pacientes. Ela vem sendo utilizada principalmente em casos de câncer hematológico refratário, ou seja, cânceres que não respondem bem aos tratamentos convencionais como a quimioterapia.

Além disso, estudos também estão sendo conduzidos para avaliar a eficácia dessa terapia em outros tipos de câncer.

Conclusão

A imunoterapia é uma terapia promissora que tem mudado a forma como tratamos diversas doenças. Ao fortalecer o sistema imunológico do paciente, ela oferece uma alternativa eficaz e menos agressiva em relação aos tratamentos convencionais.

A terapia com células CAR-T é apenas um exemplo das muitas possibilidades que a imunoterapia oferece, e com os avanços científicos cada vez mais acelerados, é provável que novas e ainda mais eficientes terapias surjam num futuro próximo.

Escolha umaCategoria

TESTE DE AUTISMO

Teste de Autismo

O que é Autoexame? O autoexame é uma prática em que uma pessoa examina a si mesma para detectar possíveis sinais ou sintomas de uma condição específica, como o Transtorno…
Leia Mais
teste de TDAH

Teste de TDAH

O que é Autoexame? O autoexame é uma prática em que uma pessoa examina a si mesma para detectar possíveis sinais ou sintomas de uma condição específica, como o Transtorno…
Leia Mais
teste de ansiedade

Teste de Ansiedade

O que é Autoexame? O autoexame é uma prática em que uma pessoa examina a si mesma para detectar possíveis sinais ou sintomas de uma condição específica, como ansiedade. Geralmente,…
Leia Mais
teste de depressão

Teste de Depressão

O que é Autoexame? O autoexame é uma prática em que uma pessoa examina a si mesma para detectar possíveis sinais ou sintomas de uma condição específica, como a depressão.…
Leia Mais
© 2024 Terapias.ONG | Todos os Diretos Reservados
CNPJ: 13.231.164/0001-71
© 2024 Terapias. All rights reserved.